EXPECTATIVAS SOBRE OPEN INSURANCE FICAM PARA O ANO DE 2025
31/01/2023
Segundo pesquisa elaborada pela consultoria Capgemini sobre o ambiente de compartilhamento de informações e transações de seguros, o impacto mais significativo do “open insurance” somente será sentido em 2025.
O estudo inédito sobre o “Open Insurance” foi lançado em 2022, e, agora, foi atualizado com os dados obtidos ao longo de seis meses desde a publicação.
Alguns fatores impactaram diretamente a trajetória do tema no país como, por exemplo, a Resolução Conjunta nº 5, realizada entre o Banco Central e a SUSEP, abordando a interoperabilidade do Open Finance, e a Resolução CNSP nº 450 da SUSEP, que alterou as resoluções do “Open Insurance”.
A nova rodada da pesquisa revelou, ainda, que grande parte da sociedade em geral não possui conhecimento sobre o “Open Insurance” e as Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente.
Através da pesquisa, é possível concluir que a perspectiva do mercado sobre a velocidade de implantação do “Open Insurance” teve uma desaceleração no Brasil. Contudo, continua sendo considerado um importante divisor de águas para a indústria de seguros e deve ter crescimento maior no próximo período.