TST afeta 10 novos temas ao rito dos recursos repetitivos: impacto direto para empresas e consolidação de teses na Justiça do Trabalho
08/07/2025
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) afetou dez novas matérias jurídicas ao rito dos recursos repetitivos (IRR – Incidente de Repetitividade de Recursos), reforçando o esforço institucional de uniformizar entendimentos, consolidar teses vinculantes e garantir segurança jurídica nas decisões trabalhistas.
Os temas abrangem discussões sobre remuneração, saúde e segurança do trabalho, relações contratuais, interpretação de normas coletivas, competência processual e aplicação intertemporal da legislação, e podem afetar diretamente tanto a atuação do Poder Judiciário quanto a gestão jurídica de empresas e entes públicos. A definição de teses vinculantes nos temas afetados influencia diretamente a elaboração de defesas, acordos, estratégias de compliance trabalhista e projeções de passivos.
A afetação como IRR implica que os processos sobre os temas selecionados permanecerão suspensos até o julgamento dos casos paradigmas, cujas decisões orientarão a aplicação uniforme da tese em todo o país.