A visão do advogado 4.0 em tempos de COVID-19: Tecnologia e Controladoria ainda mais fortes na rotina dos escritórios e departamentos jurídicos

15/04/2020

Por Antonio Gaspar* 
Nestes difíceis tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), todos estão sendo profundamente impactados em seus hábitos, pois o isolamento imposto obrigou a mudanças radicais nas rotinas sociais, de lazer e nas práticas esportivas, bem como, e sobretudo, na vida profissional.
O trabalho remoto, que por muitos era visto com desconfiança, passou a necessário e virou regra. Com isso, foi perdido o contato físico diário com os colegas de trabalho e, desde pequenas discussões a grandes reuniões, tudo passou a ser pelo formato “virtual”.
Mas, será que as decisões que antes eram tomadas presencialmente foram afetadas por esse novo cenário? Não deveriam!
Explico:
Já faz algum tempo que os profissionais do Direito estão em contato com uma nova realidade na gestão dos escritórios e departamentos jurídicos: a cultura data-driven, que significa, em apertada síntese, tomar decisões e implementar estratégias baseadas em dados, em informações estruturadas. 
E neste atual cenário de isolamento, mais do que nunca é preciso estar ligado nesses dados! 
E é justamente nesse ponto que entram, com toda força e importância, a Controladoria e a Tecnologia como ferramentas de curadoria e geração de informações estruturadas, possibilitando a adoção de estratégias mais assertivas.
Começando pela Controladoria, é preciso que o escritório ou departamento jurídico tenha bem definido os seus fluxos de trabalho, aplicando um padrão de procedimentos que deverá ser seguido por todos. Nessa etapa é muito importante definir e adotar indicadores (KPIs) para monitorar performance e conferir se os procedimentos estão sendo corretamente aplicados.
E aqui começam as decisões estratégicas para o negócio, seja um escritório ou um departamento jurídico: quais indicadores são importantes para monitorar a performance? Como acompanhar a produção jurídica da equipe à distância? É possível monitorar remotamente os números de acordos e encerramentos, entre outros? 
Se você tem uma Controladoria implantada e conta com alguma Tecnologia, sim, você consegue!
Nesse aspecto, o uso de Tecnologia é fundamental para que toda essa informação gerada através dos fluxos e procedimentos padronizados seja transformada em dados estruturados, que poderão ser gerenciados de qualquer lugar, até mesmo pelo seu smartphone.
Utilizar RPAs (robotic process automation), explorar dashboards gerados em plataformas de BI (business intelligence), usar plataformas online para negociação de acordos e capturar informações na web para enriquecimento de dados internos, são alguns exemplos de ferramentas tecnológicas que auxiliam na tarefa de gerir o negócio, seja presencial ou remotamente.
O momento é difícil, mas também é de oportunidades para se rever e melhorar os fluxos. Tome decisões corretas baseadas em dados estruturados, crie ou aperfeiçoe controles. Invista em ferramentas tecnológicas.
Quando tudo isso passar (e vai passar) todos sairão mais fortes, mais preparados e ainda mais conectados à realidade 4.0 no mundo jurídico.
Vamos em frente!
* Antonio Gaspar é advogado do Chalfin Goldberg Vainboim Advogados. 

Compartilhe nas suas redes sociais

LinkedInFacebook