NÚMERO DE OPERAÇÕES DE M&A CRESCE NO PAÍS

14/12/2020

​A crise causada pela pandemia do novo coronavírus reduziu num primeiro momento as transações de fusões e aquisições (M&A) no País. No entanto, passado esse impacto imediato, houve uma forte recuperação no número de operações, conforme mostra pesquisa realizada pela PwC. O levantamento indicou um aumento de 34% dessas transações entre janeiro e setembro de 2020, em relação à média dos nove primeiros meses dos últimos cinco anos. Se for considerado o mesmo período de 2019, o incremento foi de 12%.

A queda de faturamento das empresas — principalmente das pequenas — por causa do isolamento social ajudou a impulsionar essas operações. “Diante da crise, é natural que pequenos empresários busquem se unir a empresas de grande porte, nacionais ou internacionais, para dar continuidade às suas atividades”, observa Thomas Gibello Gatti Magalhães, sócio do Magalhães & Zettel Advogados.

E para 2021, o que esperar desse mercado? Daniel Rodrigues Alves, sócio do Candido Martins Advogados, considera que, apesar da instabilidade política e econômica no Brasil, a taxa de câmbio torna o cenário favorável para investidores estrangeiros com ímpeto e apetite para operações de M&A. Por isso, para o próximo ano, o advogado aposta na continuidade do crescimento dessas transações.

Opinião semelhante tem Claudio Miranda, sócio do Chalfin, Goldberg e Vainboim Advogados. “A expectativa é de que o recente e crescente avanço nas operações de M&A no País se traduza em uma tendência, e não apenas em um episódio pós-crise isolado, contribuindo, ainda mais, para a solidificação desse mercado no Brasil.”

Compartilhe nas suas redes sociais

LinkedInFacebook