RENATO CHALFIN

Advocacia Estratégica

Rio de Janeiro / RJ

Áreas de Atuação

Advogado com experiência profissional em processos judiciais e arbitrais, envolvendo matérias de direito civil, comercial e administrativo. Sócio na equipe de Causas Especiais e Consultoria – CEC, responsável, entre outros, pelo patrocínio dos interesses de seguradoras e resseguradoras, em processos complexos e/ou de relevante valor envolvido, além de consultorias nacionais e internacionais.

Renato é Coordenador de Direito dos Seguros da Escola Superior da Advocacia da OAB/RJ e Professor convidado da UERJ, da PUC-Rio, da FGV Direito Rio e da ENS – Escola de Negócios e Seguros.

  • Graduado pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ) em 2015.
  • Pós-Graduado no curso “LL.M em Direito: Litigation – Novos Desafios dos Contenciosos” da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro.
  • Mestrando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

  • Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro.

CHALFIN, Renato. Anotações sobre as astreintes no novo Código de Processo Civil: o que mudou? Migalhas, Junho/2016. 

CHALFIN, Renato. Sigilo arbitral vs publicidade judicial: problemática enfrentada pelo novo CPC. JOTA, Setembro/2016. 

CHALFIN, Renato. O Projeto de Lei nº 2.197/15: “devo, não nego, penhore enquanto puder”. JOTA, Outubro/2016. 

CHALFIN, Renato. Os veículos autônomos e seus impactos no Mercado de Seguros. Revista Jurídica de Seguros, CNseg nº. 10;, Rio de Janeiro: CNseg, maio de 2019, p. 48-82. 

CHALFIN, Renato. Cyber risks coverage in Brazil. Financier Worldwide, May 2019. 

CHALFIN, Renato. Covid-19 e postergação da LGPD: histeria ou sabedoria?. Consultor Jurídico – CONJUR, Abril/2020, em coautoria com Prof. Thiago Junqueira. 

CHALFIN, Renato. Contratos de hedge e contratos de seguro: semelhança ou mera coincidência?. Em coautoria com Prof. Claudio Luiz de Miranda Bastos Filho. In: Temas atuais de Direito dos Seguros: Tomo II / coordenação de Ilan Goldberg e Thiago Junqueira – 1ª ed. – São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020, pp. 658 a 683.