A IMPORTÂNCIA DO DUE DILIGENCE PARA O M&A NO BRASIL

16/08/2021

Apesar dos inúmeros efeitos advindos da crise de Covid-19, o Brasil registrou, em 2020, uma recuperação acentuada nas atividades de M&A, com um recorde de 1.200 transações anunciadas, mais do que a média histórica de cerca de 800 transações.

Com o aumento das operações de riscos neste período, faz-se necessário a realização de uma due diligence, também conhecida como “diligência devida”, que se trata de uma extensa auditoria jurídica e contábil em ambas as empresas, vendedora e compradora, para investigar possíveis fatores de risco.

Durante a realização desta diligência, como parte de uma transação de M&A, compreendem-se as projeções financeiras e de receita passadas, obrigações potenciais sendo assumidas como parte do negócio, como contratos problemáticos com fornecedores de alto risco e/ou consultores terceirizados, e potenciais conflitos de interesse.

Por isso, a realização de uma due diligence adequada, com aplicação de técnicas de business intelligence aprimoradas, visam fechar quaisquer lacunas de informação para que não haja surpresas dispendiosas quando a transação se encerrar.

Compartilhe nas suas redes sociais

LinkedInFacebook